1 - (INEP 2015 ENEM Exame Nacional do Ensino Médio Prova Azul Segundo Dia
O contexto histórico e literário do período barrocoárcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975.
A restauração de elementos daquele contexto por uma
poética contemporânea revela que
a)a disposição visual do poema reflete sua dimensão plástica, que prevalece sobre a observação da realidade social.
b)a reflexão do eu lírico privilegia a memória e resgata, em fragmentos, fatos e personalidades da Inconfidência Mineira.
c)a palavra "esconso" (escondido) demonstra o desencanto do poeta com a utopia e sua opção por uma linguagem erudita.
d)o eu lírico pretende revitalizar os contrastes barrocos, gerando uma continuidade de procedimentos estéticos e literários.
e)o eu lírico recria, em seu momento histórico, numa linguagem de ruptura, o ambiente de opressão vivido pelos inconfidentes.
2)(INEP 2009 ENEM Exame Nacional do Ensino Médio PPL Prova Cinza 2ª dia
Lisongeia outra vez impaciente a retenção de sua mesma
desgraça...
(Gregório de Matos)
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo claramente
Na vossa ardente vista o sol
ardente,
E na rosada face a Aurora
fria:
Enquanto pois produz, enquanto cria
Essa esfera gentil, mina excelente
No cabelo o metal mais reluzente,
E na boca a mais fina pedraria:
Gozai, gozai da flor da formosura,
Antes que o frio da madura idade
Tronco deixe despido, o que é verdura.
Que passado o Zenith da mocidade,
Sem a noite encontrar da sepultura,
É cada dia ocaso de beldade.
(CUNHA, H. P. Convivência maneirista e barroca na obra de Gregório de Matos.
In: Origens da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1979.p. 90.
)
O Barroco é um movimento complexo,considerado como a arte dos contrastes. O poema de
Gregório de Matos, que revela características do Barroco
brasileiro, é uma espécie de livre– tradução de um poema
de Luís de Góngora, importante poeta espanhol do século
XVII. Fruto de sua época, o poema de Gregório de Matos
destaca
a)
a regular alternância temática entre versos pares e ímpares.
b)
o contraste entre a beleza física da mulher e a religiosidade do poeta.
c)
o pesar pela transitoriedade da juventude e a certeza da morte ou da velhice.
d)
o uso de antíteses para distinguir o que é terreno e o que é espiritual na mulher.
e)
a concepção de amor que se transforma em tormento da alma e do corpo do eu lírico.
GABARITO:
1 – E
2 – C
Exercício esclarecedor. Me ajudou muito.
ResponderExcluir