Apesar de a
literatura já existir há muito tempo, ainda há muita discussão sobre a sua
natureza e funções.
A literatura
é uma criação humana que reflete as necessidades e valores do home, bem como
suas relações com o mundo e seus semelhantes. Por isso, ao longo do tempo,
apresenta-se em diferentes maneiras e com diferentes características.
Entre tantas
definições, podemos dizer que Literatura é a arte que utiliza a palavra.
É importante
ressaltar ainda que a literatura recria realidades – ficção. É isso que
acontece em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A história estabelece uma ligação
com o mundo real, possibilitando ao leitor, além do entretenimento, uma
reflexão sobre a realidade.
“Assim como um pintor
inventa cenas fazendo uso da tela, tinta, pinceis, um escritor inventa
realidades utilizando palavras.”
(Faraco&Moura, “Língua e
Literatura”. Ed. Ática, 1995)
E falando em recriar a realidade...
Observe os quadros dos pintores Marc Chagall e Renné Magritte.
Marc Chagall, O aniversário, 1915, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.
Clarividência, Renné Magritte, 1936, Galerie Isy Grachot, Brussels-Paris.
1 - Qual dos dois quadros "distorce" mais intensamente as formas da natureza? Justifique.
2 - No segundo quadro,, vemos Magritte pintando, numa tela, a figura de uma ave. Explique por que, apesar da fidelidade da representação da ava, podemos dizer que o pintor foge ao senso comum e satisfaz aquela necessidade da "recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida". A partir de sua resposta, explique o título Clarividência dado ao quadro por Magritte.
2 - No quadro de Chagall, as figuras humanas são deormadas e flutuam no ar. Faça uma interpretação da "liberdade" com que Chagall representou o casal de amantes no dia do aniversário.
GABARITO
1. O quadro de Chagall distorce mais intensamente. A perspectiva é deformada, as proporções não são respeitadas e, principalmente, as figuras humanas têm forma e posição insólitas: além de distorcidas, flutuam no ar, desrespeitando a lei a gravidade. no quadro de Magritte, a perspectiva, o jogo de luz e sombras e as formas das figuras são representados de modo realista.
2. Porque o modelo do pintor não é uma ave, mas um ovo. Portanto, ainda que a forma da ave não apresente grandes deformações, ela distancia-se da realidade que lhe serviu de modelo. Ao representar o ovo, o pintor "substituiu-o" pelos pensamentos e sentimentos que teve ao contemplá-lo e pintou a futura ave que nasceria dele. daí o título do quadro. o artista vê a realidade com ima "clareza" ou com uma luz diferente da do olhar comum. como um vidente, ele vê além da superfície percebida pelo sentido. ele é capaz de prever os acontecimentos: no ovo, j-a vê a futura ave.
3. Chagall quis pintar o amor e a felicidade, não simplesmente um homem e uma mulher se beijando. por isso, as leis da natureza são suspensas: o casal flutua, como se não existisse a gravidade, ou como se a felicidade lhes desse uma leveza incomum. assim, também, o corpo ganha tal elasticidade que não há obstáculos físicos à realização do beijo.
Fonte dos exercícios: Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio / Emília Amaral ... [et al.]. - 2.ed.renov. p. 15 - São Paulo : FTD, 2005. - (Coleção Novas Palavras).
Ótimo exercício.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluir