USP
- 2014 - Vestibular Fuvest
Revelação
do subúrbio
Quando vou
para Minas, gosto de ficar de pé, contra a vidraça do carro*,
vendo o
subúrbio passar.
O subúrbio
todo se condensa para ser visto depressa,
com medo
de não repararmos suficientemente
em suas
luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite
come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage,
luta, se esforça,
até que
vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite
só existe a tristeza do Brasil.
Carlos
Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.
(*) carro:
vagão ferroviário para passageiros.
Questão
002 - Para a caracterização do subúrbio, o
poeta lança mão, principalmente, da(o)
a)
personificação.
b)
paradoxo.
c)
eufemismo.
d)
sinestesia.
e)
silepse.
Questão
003 - Considerados no contexto, dentre os
mais de dez verbos no presente, empregados no poema, exprimem ideia,
respectivamente, de habitualidade e continuidade
a) “gosto”
e “repontam”.
b)
“condensa” e “esforça”.
c) “vou”
e “existe”.
d) “têm”
e “devolve”.
e) “reage”
e “luta”.
Questão
004 - Em consonância com uma das linhas
temáticas principais de Sentimento do mundo,
o vivo interesse que, no poema, o eu lírico manifesta pela paisagem
contemplada prende-se,
sobretudo, ao fato de o subúrbio ser
a)
bucólico.
b)
popular.
c)
interiorano.
d)
saudosista.
e)
familiar.
Questão
005 - No poema de Drummond, a presença dos
motivos da velocidade, da mecanização, da eletricidade e da
metrópole configura-se como
a) uma
adesão do poeta ao mito do progresso, que atravessa as letras e as
artes desde o surgimento da modernidade.
b)
manifestação do entusiasmo do poeta moderno pela industrialização
por que, na época, passava o Brasil.
c) marca
da influência da estética futurista da Antropofagia na literatura
brasileira do período posterior a 1940.
d) uma
incorporação, sob nova inflexão política e ideológica, de temas
característicos das vanguardas que influenciaram o Modernismo
antecedente.
e) uma
crítica do poeta pós-modernista às alterações
causadas, na percepção humana, pelo avanço indiscriminado da
técnica na vida cotidiana.
Questão
006 - Segundo o crítico e historiador da
literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na década
que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro
a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido
“alteração marcada de perspectivas”. A leitura do poema de
Drummond permite concluir corretamente que, nele, o Brasil não mais
era visto como país
a)
agrícola (fornecedor de matéria-prima), mas
como industrial (produtor de manufaturados).
b) arcaico
(retardatário social e economicamente) mas, sim, percebido como
moderno (equiparado aos países mais avançados).
c)
provinciano (caipira, localista) mas, sim, cosmopolita (aberto aos
intercâmbios globais).
d) novo
(em potência, por realizar-se), mas como
subdesenvolvido (marcado por pobreza e atrofia).
e) rural
(sobretudo camponês), mas como suburbano (ainda desprovido de
processos de urbanização).
Gabarito
Questão
002 - A
Questão
003 - C
Questão
004 - B
Questão
005 - D
Questão
006 – D
Nenhum comentário:
Postar um comentário