USP
- 2014 - Vestibular Fuvest
CAPÍTULO LXXI
O senão do livro
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não
tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para
esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o
livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração
cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito
deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro
anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo
regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios,
guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram,
gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como
quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia
uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se
não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar...
Heis de cair.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
QUESTÃO 007 -
No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do
texto, exprime:
a) resignação ante um
fato presente.
b) suposição de que
um fato pode vir a ocorrer.
c) certeza de que uma
dada ação irá se realizar.
d) ação intermitente
e duradoura.
e) desejo de que algo
venha a acontecer.
QUESTÃO 008 -
Um leitor que tivesse as mesmas inclinações que as atribuídas,
pelo narrador, ao leitor das Memórias póstumas de Brás Cubas
teria maior probabilidade de impacientar-se, também, com a leitura
da obra
a) Memórias de um
sargento de milícias.
b) Viagens na minha
terra.
c) O cortiço.
d) A cidade e as
serras.
e) Capitães da areia.
QUESTÃO 008 -
Nas primeiras versões das Memórias póstumas de Brás Cubas,
constava, no final do capítulo LXXI, aqui reproduzido, o seguinte
trecho, posteriormente suprimido pelo autor:
[... Heis de cair.]
Turvo é o ar que respirais, amadas folhas. O sol que vos alumia, com
ser de toda a gente, é um sol opaco e reles, de
........................ e ........................ .
As duas palavras que
aparecem no final desse trecho, no lugar dos espaços pontilhados,
podem servir para qualificar, de modo figurado, a mescla de
tonalidades estilísticas que caracteriza o capítulo e o próprio
livro. Preenchem de modo mais adequado as lacunas as palavras
a) ocaso e invernia.
b) Finados e ritual.
c) senzala e cabaré.
d) cemitério e
carnaval.
e) eclipse e cerração.
QUESTÃO 009 -
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de
Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:
I. Quanto à relação
desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos,
verifica-se que ambos são tributários da radicalização
político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.
II. Embora os dois
livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no
processo de dominação social, em Vidas secas, essa
consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até
ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da
areia.
III. Por diferentes que
sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia
a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo
reconciliado, de felicidade coletiva.
Está correto o que se
afirma em
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
GABARITO
QUESTÃO
007 - C
QUESTÃO
008 - B
QUESTÃO
009 – D
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