QUESTÃO 13
Provas: CESPE 2016 – Instituto Rio Branco
Diplomata Parte 2
Acerca da vida cultural no mundo moderno,
julgue (C ou E) os itens subsequentes.
Uma das preocupações legadas pelo Romantismo
a diversos movimentos de vanguarda nas artes visuais do final do século XIX e
início do século XX, como o Expressionismo e o Cubismo, foi a tendência a
idealizar o passado medieval europeu, combinada à crítica à tecnificação das
relações entre os seres humanos e a natureza.
( )Errado
( )Certo
QUESTÃO 14
Provas: CESPE 2016 – Instituto Rio Branco
Diplomata – Parte 2
Acerca da vida cultural no mundo moderno,
julgue (C ou E) os itens subsequentes.
Característica comum a diferentes meios de
expressão artística do Romantismo europeu foi a crítica ao racionalismo
cientificista associado, entre outras, à figura de Isaac Newton.
( )Errado
( )Certo
QUESTÃO 15
Provas: INEP 2016 – ENEM – Prova Amarela
Segundo Dia 2 – 2ª aplicação
O último longa de Carlão acompanha a operária
Silmara, que vive com o pai, um ex-presidiário,
numa casa da periferia paulistana. Ciente de
sua beleza, o que lhe dá certa soberba, a jovem acredita que terá um destino
diferente do de suas colegas. Cruza o caminho de dois cantores por quem é apaixonada.
E constata, na prática, que o romantismo dos contos de fada tem perna curta.
VOMERO, M. F. Romantismo de araque. Vida
Simples, n. 121, ago. 2012
Reconhece-se, nesse trecho, uma posição crítica
aos ideais de amor e felicidade encontrados nos contos de fada. Essa crítica é
traduzida
a) pela descrição da dura realidade da vida
das operárias.
b) pelas decepções semelhantes às encontradas
nos contos de fada.
c) pela ilusão de que a beleza garantiria
melhor sorte na vida e no amor.
d) pelas fantasias existentes apenas na
imaginação de pessoas apaixonadas.
e) pelos
sentimentos intensos dos apaixonados enquanto vivem o romantismo.
QUESTÃO 16
Provas: INEP 2015 ENEM - Prova Azul Segundo Dia
Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que
atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente
no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando
apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos
com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa
que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos
malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua
companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a
acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda,
para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo
não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as
deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito
de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que
Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter
da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha
parenta.
ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006
O romance Senhora, de José de Alencar, foi
publicado em 1875 . No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina
Mascarenhas como "parenta" de Aurelia Camargo assimila práticas e
convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois
a) o trabalho ficcional do narrador
desvaloriza a mulher ao retratar a condição feminina na sociedade brasileira da
época.
b) o trabalho ficcional do narrador mascara
os hábitos sociais no enredo de seu romance.
c) as características da sociedade em que Aurélia
vivia são remodeladas na imaginação do narrador romântico.
d) o narrador evidencia o cerceamento sexista
à autoridade da mulher, financeiramente independente.
e) o narrador incorporou em sua ficção hábitos
muito avançados para a sociedade daquele período histórico.
GABARITO
QUESTÃO 13 - Errado
QUESTÃO
14 - Certo
QUESTÃO 15 - C
QUESTÃO 16 - D
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