sábado, 25 de abril de 2020

Ditadura Militar

Para entendermos a Arte e a Literatura, muitas vezes é preciso recorrermos ao estudo de história, já que a Arte, sendo uma forma de expressão, tem um laço estreito com o contexto histórico da época de sua produção.


Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. Ditadura é uma forma de autoritarismo.

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida e comportamento dos cidadãos, e liberal caso contrário. Ocorre, porém, que, frequentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias. O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via um golpe de estado.

Ditadura militar foi um período da história brasileira no qual o poder foi tomado pelos militares, formando um governo autoritário, que teve como principais características a censura aos meios de comunicação, a restrição aos direitos políticos e individuais e a forte repressão aos opositores do regime.

Isso aconteceu de 1 de abril de 1964 a 15 de março de 1985. Nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.

Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco.



Se quiser saber mais, veja este site Só História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário